quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

As Aparências Iludem...

Estavamos em Agosto de 2006...muito calor... Foi uma viagem longa, mas confortável. Quando chegámos o João disse-me que era uma cidade pequena, cheia de ruas e ruelas, uma espécie de "aldeia de pescadores". E eu, que não sou nada influenciável e que nem fico logo com uma ideia "esquisita" das coisas, fiquei com uma impressão pouco boa daquele lugar. Mas, tudo se resumiu a instantes, até pôr um pé no solo e o João me convidar a dar um passeio para conhecer aquele lugar, ainda antes de anoitecer. Aos poucos aquela sensação de "desconforto" foi desaparecendo...afinal as ruas e ruelas eram engraçadas. Loja aqui, loja ali: roupa, colares, havaianas, saias, sapatilhas, pranchas de surf, óculos de sol...tudo se encontrava por ali. Bastava 'dobrar' a esquina. E tudo se resumia a ruas e ruelas, paralelas e perpendiculares, mais curtas ou mais estreitas, com casinhas mais altas ou mais baixas. Era ali que ia passar uma semana :)
A noite era linda...a Marina também! Ao fundo, numa das praias, via-se uma espécie de cabana. Parecia haver festa, mas estava cansada... As nossas noites eram passadas a saltar de bar em bar ("Bom Vivant"; "Bombordo"; e outro cujo nome não recordo), sempre a partir até estarmos rotinhos :) No dia seguinte, dormíamos até à hora de almoço e esperavamos pela hora certa para ir para a praia. Praia da Dna. Ana, Praia do Camilo, Praia da Luz ou Praia de Porto Moz? Era só escolher...a 1ª só tive a sorte de conhecer este ano. Uma praia de pequeno areal, mas cheia de fantasia. Da 2ª só me lembra uma palavra: vertigens. Sim, aquela grandiosa escadaria, quase me obrigou a descer degrau a degrau sentada. A 3ª e a 4ª eram as mais visitadas, já as conhecia bem, mas ainda hoje lhes troco o nome.

Este ano tive a oportunidade de voltar àquela cidade. Apesar de os bares que frequentavamos estarem "às moscas", nada parecia ter mudado. As ruas e ruelas permaneciam ali, ano após ano; as lojas sempre recheadas de acessórios e repletas de turistas; as praias sempre lindas e o sol sempre quente; e os "relações públicas" dos bares, contratados "à pressão" e espalhados pelas esquinas, entregavam flyers que pareciam sobrar de um ano para o outro.

Lembro e relembro tudo isto e muito mais, que se tornaria demasiado extenso para explicar por palavras, portanto fica na memória, onde só se apaga o que se quer.

LAGOS ficará sempre na minha caixinha de recordações, porque é o único lugar do Algarve que consigo recordar com perfeição :)

Deixo aqui um agradecimento ao meu namorado (João), a culpa é dele* Hehe